Utilização de Luz UVC para Desinfecção de Ambientes e Superfícies

A RadTech South America, entidade sem fins lucrativos, fundada em 1993 e com sede no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares na Universidade de São Paulo, tem como objetivo divulgar e promover o uso correto da cura por radiação de fotopolímeros e derivados, reconhece a utilização da luz UVC na desinfecção de ambientes e superfícies por se tratar de uma alternativa utilizada por décadas em diversas aplicações. Porém, o escopo de nossa entidade diz respeito à cura de fotopolímeros. A RadTech South America não atua na área de desinfecção, seja esta UVC ou química.

A luz UVC é utilizada contra vírus e bactérias na desinfecção de água, efluentes, superfícies e também do ar. A luz UVC, que no espectro de emissão UV está entre 200-280nm, é absorvida pelo DNA e RNA, alterando suas estruturas, desta forma inativando os patógenos e impedindo sua reprodução.

Da mesma forma, o UVC também pode afetar as células humanas. A exposição pode causar irritação na pele, danos nas córneas e mutação celular. Por esse motivo, a utilização de toda e qualquer fonte de luz UV, seja ela UVA, UVB ou UVC, deve ser precedida de cuidados e utilização dos equipamentos de proteção individual adequados, procedimentos sempre enfatizados em nossos seminários e materiais técnicos. Para maiores informações e dados para contato, nosso site é www.radtech.org.br.

Até a presente data, dispositivos de desinfecção UVC não passam por regulamentação da Anvisa, conforme a resolução RDC nº 185, de 22 de outubro de 2001: “Produto médico é o produto para a saúde, tal como equipamento, aparelho, material, artigo ou sistema de uso ou aplicação médica, odontológica ou laboratorial, destinado à prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação ou anticoncepção e que não utiliza meio farmacológico, imunológico ou metabólico para realizar sua principal função em seres humanos, podendo entretanto ser auxiliado em suas funções por tais meios.”.

Concluindo, a RadTech South America reconhece a utilização da luz UVC como agente de desinfecção complementar no combate ao coronavirus (Covid-19), desde que seguindo a literatura e os órgãos de saúde adequados. Iniciativas com embasamento técnico e científico devem ser consideradas desde que aprovadas pelos órgãos competentes. A desinfecção com luz UVC e a higienização química são procedimentos complementares e não excludentes e quando utilizados em conjunto e de forma responsável auxiliam no combate contra o coronavirus (Covid-19), devendo este ser o objetivo comum de todos nós.

Maiores informações no âmbito biológico, testes de eficácia e certificações correspondentes devem ser obtidas junto aos órgãos competentes e habilitados para questões ligadas à saúde.

Clique aqui para ler o documento (em inglês) da Radtech Estados Unidos sobre o tema.

Atenciosamente,
Conselho Diretivo
RadTech South America